quarta-feira, março 25, 2009

Cuidado com o chão.


Uma vez duas amigas me perguntaram porque eu usava o relógio no punho esquerdo. Eu disse que tinha sido educada a usá-lo assim.





A partir do momento em que se inicia a nossa existência (quando a gente sai de dentro da mãe e chora porque doeu respirar) começamos a viver em um meio cultural que nos passa muitas regras (morais, de postura, de condutas), bem como muitos valores, tudo através de um código e de associações simbólicas.

Paulatinamente uma imensidão de signos começa a nos fazer sentido. (por isso que se alguém que nasce cego e passa a enxergar, se sente totalmente perdido com a quantidade de informação que recebe - cor, forma, dimensões, profundidade...)

Como esses sentidos sempre fizeram sentido porque fomos educados a ver o tal sentido, a gente se acostuma com determinadas coisas que se formos pensar bem são dotadas de um certo absurdo.

Por isso é sempre bom questionar algumas informações que recebemos e não engolir tudo de primeira. Mesmo que aparentemente legítimas, as fontes de informação não são sempre confiáveis.

Ter cuidado com o tipo de informação que manipulamos e que passamos adiante é importante. Corremos o risco o tempo todo de estarmos brincando com algo seríssimo.

Você já refez seus conceitos?



napontadodedo: industria cultural?
arte: Banksy