sexta-feira, junho 18, 2010

Quando a temperatura aumenta

Aqueça a frigideira. Despeje azeite e uma pitada de pimenta. Jogue os miolos marinados que foram cuspidos depois que estouraram a sua caixa craniana. Misture até dourar. Servir bem quente, com vinho branco.

Cabeça: sf (baixo-lat capitia) 1 Parte do corpo humano que contém o encéfalo, os olhos, as orelhas, o nariz e a boca.
Quente: adj m+f (lat calente) 1 Que tem, produz ou transmite calor. 2 De alta temperatura; que dá sensação de calor (diz-se das regiões tropicais, ou dos climas de alta temperatura).

cabeça quente: emputecimento ao extremo

Quando se está de cabeça quente, não se consegue fazer nada. O que te deixa de cabeça quente? Ciúme, uma pessoa que não te trata bem, um empata foda, alguém que não fode e nem sai de cima, falta de consideração, uma pessoa mimada, um egoísta, um pau nu cú... Cerca de mil coisas nos fazem esquentar a cabeça, inclua nesta lista o sol de Belém do Pará, esta terra linda cujos motoristas de ônibus também nos fazem tostar os miolos.

Na minha profissão, trabalhar de cabeça quente é algo totalmente contra indicado. Escrever um texto demanda imparcialidade, objetividade e muita tranquilidade para se escolher as palavras certas que ajudem a construir o gancho da matéria e fazer um texto redondo. Tudo demanda maior esforço se a pauta foge de um assunto interessante. Por isso, é importante esfriar a cabeça.

Quando a cabeça esquenta, uma pressão comprime a caixa craniana que se esforça para impedir a compressão da cabeça, evitando que miolos e, quem sabe, um bocado de merda, voem longe e constituam uma paisagem chocante para os espectadores do pós-colapso. Aliás, foram os miolos do sequestrador do 174 que o salvaram de um tiro na cabeça. Os soldados do Bope não o alvejaram porque pedacinhos de cérebro derramados no ônibus chocaríam o mundo inteiro que assistia o desenrolar do sequestro que terminou com a morte de uma professora e do sequestrador. Miolos definitivamente são desagradáveis.

O que merece quem toca o terror na tua temperatura craniana? Os bons religiosos diriam: "Nada. Aquele que te agride, dá o outro lado da face". Augusto dos Anjos diria "dá um cuspão nessa boca que só quer te transmitir cáries". John Lenon deixaria estar e a Xuxa, "o mundo será salvo pelos duendes".

Tem gente que realmente não merece o nosso desgaste. Mas algumas pessoas parecem ter sido projetadas com a finalidade de provocar irritações e aborrecimentos. Insuportáveis. Eles nascem com cara de insuportável, voz de insuportável, cheiro de insuportável e ainda tem o gene do gosto insuportável porque tendem a gostar de coisas insuportáveis. Eis a lógica perfeita da natureza. E se o insuportável é alguém socialmente importante, tem jeito não, amiga. Terás que engoli-lo mesmo que te cause uma puta indigestão.

Ódio eterno dos que tentam assassinar nossa serenidade. Depois de um tempo tocando o terror por causa da cabeça quente, a gente aprende a ficar em alfa diante daqueles que não são felizes consigo mesmo e ganham a vida azucrinando o próximo. Eles pisam na sua unha encravada que deixou a cabeça do dedão do pé vermelha e latejando, mas você respira fundo. Bem fundo. Profere as palavras que simbolizam umas coisinhas que chamamos de números e que obedecem a uma determinada ordem. Por dentro o corpo implodem dinamites como se tivessem sido colocadas estrategicamente nos lugares que causam maior dor. Por fora, o que se percebe é o olhar levemente alterado e uma feição que deseja muita paz no coração do insuportável porque essa pessoa não deve ser feliz. Não damos nem pista sobre nossos miolos flambados. Tudo pelo controle e para não cair no ridículo.


o importante é ficar de boa

Não importa se a desgraça é da sua família, trabalha contigo ou é da mesma sala de aula. Respire fundo. Manter a elegância sempre vale a pena porque a insuportável é apenas uma pobre coitada.

O que te deixa de cabeça quente?